PROJETO DO COORDENADOR

PROJETO DO COORDENADOR


Pensar na formação docente, da equipe EMEF “DR ANÍSIO DIAS DOS REIS”, torna-se necessário pensar numa perspectiva mais ampla de percurso formativo, definido não só pela formação institucional, mas por todo processo formativo vivenciado em múltiplos espaços, ao longo da vida destes profissionais.

... a formação profissional não pode mais se reduzir aos espaços formais e escolarizados, organizados com esse fim. Ela precisa ser concebida como algo que pode se dar antes, durante e depois do processo formal, como “espaços de reflexão sobre o próprio trabalho”. Ou seja, precisa ser concebida como processo de desenvolvimento que inicia no momento da escolha da profissão, percorre os cursos de formação inicial e prolonga por todos os momentos de exercício profissional ao longo da carreira, incluindo as oportunidades de novos cursos, projetos e programas de formação continuada. ( Giovanni, 1998, p.46-58)

            Nesse sentido tenho como pretensão, junto ao corpo docente dar continuidade ao trabalho já desenvolvido. E ainda, aprimorar as ações e competências do coordenador pedagógico.
Porém, ciente de que esta formação só se concretizará quando as práticas forem reflexivas e não meramente práticas mecânicas. Portanto, terei como princípio favorecer a investigação de problemas e identificar caminhos para solucioná-los de maneira conjunta, isto é uma prática construída coletivamente.
Através dessas premissas que tenho como pretensão buscar na minha vida profissional, a vontade aguçada de trabalhar como coordenadora pedagógica da Unidade Escolar, com especialização nas dificuldades em aprendizagens e na busca de novos saberes para dar subsídios ao que for necessário, para acrescentar nos avanços e rever retrocesso até então, vivenciados.
Sendo que, o trabalho será desenvolvido numa autonomia maior devido à importância de conhecer o grupo. E no que, refere-se às questões ao Projeto Político Pedagógico, adquiri melhor desenvoltura pelo fato de estudar e vivenciar as etapas estabelecidas.
Atualmente tenho a oportunidade de trabalhar na EMEF DR ANISIO DIAS DOS REIS, instituição esta que conta com propostas inovadoras e comprometidas com a educação de seus alunos e na condição de coordenadora pedagógica, acrescentando na formação dos profissionais desta U. E.
Durante o Ano Letivo tive a oportunidade de participar de diversos cursos de formação dentre eles posso citar: Os Saberes Necessários do Coordenador Pedagógico, Projeto Leitura, Palavra Cantada, etc.
A partir deste momento, fui instigada e estimulada que apenas “saber fazer”, já não é mais suficiente para uma coordenadora comprometida com a qualidade. Então, a iniciativa de apresentar uma proposta (conforme descrita acima), para Coordenadora Pedagógica.
Coordenadora, tendo como premissa muito investimento pessoal, bem como o comprometimento profissional para multiplicar os Saberes com o grupo docente.

Objetivo: Na função de Coordenadora Pedagógica, ter a possibilidade, por meio de atuações, ser mediadora, especialista e facilitadora de importantes ocasiões para pensar e refazer práticas pedagógicas.


Justificativa: Apresentar o projeto para o cargo de Coordenador Pedagógico tomou corpo, a partir das reflexões sobre minha própria prática profissional, primeiro como professora, psicopedagoga e atualmente como coordenadora na U. E.

Metas:
·        Elaborar e implementar o Projeto Político Pedagógico;
·        Identificar as demandas propor e desenvolver ações de formação continuada, a partir de análise de indicadores;
·        Prestar assistência e apoio pedagógico a equipe docente no processo de elaboração e implementação da proposta pedagógica da escola;
·        Orientar a equipe docente para utilização e otimização dos ambientes de aprendizagem, dos equipamentos e materiais didáticos disponíveis;
·        Promover ações que possibilitem a socialização de experiências pedagógicas bem sucedidas;
·        Estudar problemas referentes a organização e a orientação do ensino no Ensino Fundamental l e sugerir soluções;
·        Realizar pesquisas e estudos sobre métodos pedagógicos e processos didáticos;
·        Difundir conhecimentos relativos à teoria e a técnica pedagógica, colaborando no aperfeiçoamento do Ensino Fundamental; Editar boletins informativos, folhetos e apostilas com matéria de interesses para educação;
·         Estudar e sugerir, anualmente reformas do programa de ensino;
·        Promover reuniões, círculos de estudo, palestras e demonstrações para autoridades escolares.
·        Supervisionar em colaboração com a Equipe Gestora, os trabalhos de orientação pedagógica;
·        Manter entrosamento com coordenadores regionais, visando à melhor formação pedagógica;
·        Possibilitar a discussão e estudo de metodologias alternativas para os diversos componentes curriculares;
·        Promover encontros semanais visando a capacitação e o aprimoramento da formação dos educadores, promovendo a reflexão e troca de experiências;
·        Verificar e intervir com o grupo dentro de sala de aula;
·        Prestar atendimento individual com o docente;
·        Verificar e Intervir na sala de Atendimento Educacional Especializado;
·        Elaborar pauta de Formação Pedagógica;
·        Analisar, verificar e sugerir a rotina pedagógica, no intuito de ampliarmos conhecimentos;
·         Divulgar e estimular o acesso dos professores ao acervo das oficinas pedagógicas promovidas pela Secretaria de Educação e auxiliá-los na seleção de materiais disponíveis, incentivando-m os a produzir outros materiais pedagógicos;
·        Promover ações que evidenciem o Projeto Institucional da U.E.


Contudo, aperfeiçoar em todas as áreas de conhecimento com bases teóricas para facilitarmos a prática docente e automaticamente refletirmos no aluno.
Vale ainda, ressaltar que as competências e habilidades do coordenador já estão definidas pela função pedagógica e exercidas.




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Andrea Ferreira da Silva

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