PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO


EMEF “DR ANÍSIO DIAS DOS REIS”.

PAUTA D REPLANEJAMENTO – DIA 24 DE JULHO

“ Em um diálogo não há a tentativa de fazer prevalecer um ponto de vista particular,mas a de ampliar a compreensão  de todos os envolvidos"
                                                                                                         David Bohm

                                                                                                                  
TEMA: REPLANEJAMENTO

OBJETIVOS: Refletir a importância do planejamento e seus respectivos encaminhamentos;
                      Potencializar uma reflexão sobre os aspectos pedagógicos a serem trabalhados
                    
ENCAMINHAMENTOS:

Ler para: Ou isto ou aquilo (Cecília Meireles).

O replanejamento 2012 e seus desdobramentos:

A partir dos resultados dos Conselhos, revisar retomar as metas para o 3º Bimestre;
Definir as habilidades a serem trabalhadas, utilizando os diagnósticos já realizados.

RECURSOS UTILIZADOS:
v  Material impresso;



___________________________________________________________________

PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
                               EMEF “DR ANÍSIO DIAS DOS REIS”

PAUTA DE PLANEJAMENTO – DIAS 15 E 16 MARÇO

A avaliação é a reflexão transformada em ação.
         Ação, essa, que nos impulsiona a novas reflexões.
 Reflexões permanente do educador sobre sua
  realidade, e acompanhamento passo a passo, do
educando, na sua trajetória de construção do
conhecimento.”
   Jussara Hoffmann
TEMA: Planejamento de Ensino

OBJETIVO: Refletir sobre a importância do planejamento e seus respectivos encaminhamentos;
                     Concluir os projetos didáticos a serem trabalhados;
                     Concluir o perfil da sala de acordo com as habilidades diagnosticadas.


DIA 15 DE MARÇO
ENCAMINHAMENTOS:

Ler para: Qual é o Sentido Atual Para o Conceito de Planejamento do Ensino?
José Cerchi Fusari

v  Rede de idéias: Definir as habilidades a serem trabalhadas, utilizando os diagnósticos já realizados;


PERFIL DO GRUPO:
v  Professores de 1º ao 5º ano e especialistas em AEE

RECURSOS UTILIZADOS:

v  Material impresso;
v  Computadores da sala de Informática

   

   DIA 16 DE MARÇO

ENCAMINHAMENTOS:
v  Ler para: O valioso tempo dos maduros “Mario de Andrade”

v  Rede de idéias: Definir as habilidades a serem trabalhadas, utilizando os diagnósticos já realizados; Fechamento dos projetos didáticos e Plano de Passeio.

PERFIL DO GRUPO:
v  Professores de 1º ao 5º ano e especialistas em AEE

RECURSOS UTILIZADOS:
v  Material impresso;
v  Computadores da sala de Informática



____________________________________________________________








PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
   
EMEF “DR ANÍSIO DIAS DOS REIS”

PLANEJAMENTO ANUAL

"Boas intenções não produzem consenso e cooperação. Boas estratégias, sim."

Qual é o Sentido Atual Para o Conceito de Planejamento do Ensino?

Na medida em que se concebe o planejamento como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino, o seu conceito necessita ser revisto, reconsiderado e redirecionado.
Na prática docente atual, o planejamento tem-se reduzido à atividade em que o professor preenche e entrega à secretaria da escola um formulário. Este é previamente padronizado e diagramado em colunas, onde o docente redige os seus "objetivos gerais", "objetivos específicos' "conteúdos", "estratégias" e "avaliação".
Em muitos casos, os professores copiam ou fazem fotocópias do plano do ano anterior e o entregam à secretaria da escola, com a sensação de mais uma atividade burocrática cumprida.
É preciso esclarecer que planejamento não é isto. Ele deve ser concebido, assumido e vivenciado no cotidiano da prática social docente, como um processo de reflexão.
Segundo SAVIANI (1987, p. 23), "a palavra reflexão vem do verbo latino 'reflectire' que significa 'voltar atrás'. É, pois um (re)pensar, ou seja, um pensamento em segundo grau. (.. .) Refletir é o ato de retomar, reconsiderar os dados disponíveis, revisar, vasculhar numa busca constante de significado. É examinar detidamente, prestar atenção, analisar com cuidado. E é isto o filosofar'.
Entretanto, não é qualquer tipo de reflexão que se pretende e sim algo articulado, crítico e rigoroso. Ainda segundo SAVIANI (1987, p. 24), para que a reflexão seja considerada filosófica, ela tem de preencher três requisitos básicos, ou seja, ser:
• "radical" - o que significa buscar a raiz do problema;
• "rigorosa" - na medida em que faz uso do método científico;
• "de conjunto" - pois exige visão da totalidade na qual o fenômeno aparece.
Pode-se, pois, afirmar que o planejamento do ensino é o processo de pensar, de forma "radical", "rigorosa" e "de conjunto", os problemas da educação escolar, no processo ensino-aprendizagem. Conseqüentemente, planejamento do ensino é algo muito mais amplo e abrange a elaboração, execução e avaliação de planos de ensino.
O planejamento, nesta perspectiva, é, acima de tudo, uma atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente.
José Cerchi Fusari

NORTEADOR DO PROCESSO:

  • PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO;
  • QUADRO DE HABILIDADES E EXPECTATIVAS;
  • AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS INICIAIS;

ü  Definição dos projetos;
ü  Alunos de inclusão;
ü  Processo de Avaliação;

Conteúdo: Saberes Necessários do Coordenador Pedagógico e EMEF. DR. ANÍSIO DIAS DOS REIS| Endereço: Rua Luiza Hellmeister Jurado, 391 | Jardim Saint Morritz - 06787-620 | Taboão da Serra - SP | Telefone: (11) 4138-4735 / 4138-4960 | E-mail: emef.anisiodias@taboaodaserra.sp.gov.br / emef_anisio@yahoo.com.br |
Design: Fabio Barros e Andrea Ferreira | Tecnologia do Blogger| Copyright ©