EMEF “DR ANÍSIO DIAS DOS REIS”.
PAUTA
D REPLANEJAMENTO – DIA 24 DE JULHO
“
Em um diálogo não há a tentativa de fazer prevalecer um ponto de vista
particular,mas a de ampliar a compreensão de todos os envolvidos"
David
Bohm
TEMA: REPLANEJAMENTO
OBJETIVOS: Refletir a
importância do planejamento e seus respectivos encaminhamentos;
Potencializar
uma reflexão sobre os aspectos pedagógicos a serem trabalhados
ENCAMINHAMENTOS:
Ler
para: Ou isto ou
aquilo (Cecília Meireles).
O
replanejamento 2012 e seus desdobramentos:
A partir dos resultados dos Conselhos, revisar retomar as metas para o 3º
Bimestre;
Definir as habilidades a serem trabalhadas, utilizando os diagnósticos já
realizados.
RECURSOS UTILIZADOS:
v
Material impresso;
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PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA
SERRA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,
CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
EMEF “DR ANÍSIO DIAS DOS REIS”
PAUTA DE PLANEJAMENTO – DIAS 15 E 16 MARÇO
“A
avaliação é a reflexão transformada em ação.
Ação, essa, que nos impulsiona a novas
reflexões.
Reflexões permanente do educador sobre sua
realidade, e
acompanhamento passo a passo, do
educando,
na sua trajetória de construção do
conhecimento.”
Jussara Hoffmann
TEMA: Planejamento de Ensino
OBJETIVO: Refletir sobre a importância do planejamento e seus respectivos
encaminhamentos;
Concluir os projetos didáticos a serem trabalhados;
Concluir o perfil da sala de acordo com as habilidades diagnosticadas.
DIA 15 DE MARÇO
ENCAMINHAMENTOS:
Ler para: Qual é o Sentido Atual Para o
Conceito de Planejamento do Ensino?
José Cerchi Fusari
v Rede de idéias: Definir as habilidades a serem
trabalhadas, utilizando os diagnósticos já realizados;
PERFIL DO GRUPO:
v Professores de 1º ao 5º ano e especialistas em AEE
RECURSOS UTILIZADOS:
v Material impresso;
v Computadores da sala de Informática
DIA 16 DE MARÇO
ENCAMINHAMENTOS:
v Ler para: O valioso tempo dos
maduros “Mario de Andrade”
v Rede de idéias: Definir as habilidades a serem
trabalhadas, utilizando os diagnósticos já realizados; Fechamento dos projetos
didáticos e Plano de Passeio.
PERFIL DO GRUPO:
v Professores de 1º ao 5º ano e especialistas em AEE
RECURSOS UTILIZADOS:
v Material impresso;
v Computadores da sala de Informática
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PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,
CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
EMEF “DR
ANÍSIO DIAS DOS REIS”
PLANEJAMENTO ANUAL
"Boas intenções
não produzem consenso e cooperação. Boas estratégias, sim."
Qual é o Sentido Atual Para o
Conceito de Planejamento do Ensino?
Na medida em que se concebe o
planejamento como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do
ensino, o seu conceito necessita ser revisto, reconsiderado e redirecionado.
Na prática docente atual, o
planejamento tem-se reduzido à atividade em que o professor preenche e entrega
à secretaria da escola um formulário. Este é previamente padronizado e
diagramado em colunas, onde o docente redige os seus "objetivos
gerais", "objetivos específicos' "conteúdos",
"estratégias" e "avaliação".
Em muitos casos, os professores
copiam ou fazem fotocópias do plano do ano anterior e o entregam à secretaria
da escola, com a sensação de mais uma atividade burocrática cumprida.
É preciso esclarecer que planejamento
não é isto. Ele deve ser concebido, assumido e vivenciado no cotidiano da
prática social docente, como um processo de reflexão.
Segundo SAVIANI (1987, p. 23),
"a palavra reflexão vem do verbo latino 'reflectire' que significa 'voltar
atrás'. É, pois um (re)pensar, ou seja, um pensamento em segundo grau. (.. .)
Refletir é o ato de retomar, reconsiderar os dados disponíveis, revisar,
vasculhar numa busca constante de significado. É examinar detidamente, prestar
atenção, analisar com cuidado. E é isto o filosofar'.
Entretanto, não é qualquer tipo de
reflexão que se pretende e sim algo articulado, crítico e rigoroso. Ainda
segundo SAVIANI (1987, p. 24), para que a reflexão seja considerada filosófica,
ela tem de preencher três requisitos básicos, ou seja, ser:
• "radical" - o que
significa buscar a raiz do problema;
• "rigorosa" - na medida em
que faz uso do método científico;
• "de conjunto" - pois
exige visão da totalidade na qual o fenômeno aparece.
Pode-se, pois, afirmar que o
planejamento do ensino é o processo de pensar, de forma "radical",
"rigorosa" e "de conjunto", os problemas da educação
escolar, no processo ensino-aprendizagem. Conseqüentemente, planejamento do
ensino é algo muito mais amplo e abrange a elaboração, execução e avaliação de
planos de ensino.
O planejamento, nesta perspectiva, é,
acima de tudo, uma atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente.
José Cerchi Fusari
NORTEADOR
DO PROCESSO:
- PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO;
- QUADRO DE
HABILIDADES E EXPECTATIVAS;
- AVALIAÇÕES
DIAGNÓSTICAS INICIAIS;
ü Definição dos
projetos;
ü Alunos de inclusão;
ü Processo de
Avaliação;